Aplicação de e-business nas Empresas

Aplicação de e-business nas Empresas

A internet modificou muitos aspectos não só na vida do homem como também no mundo dos negócios, pois possibilitou as empresas o uso de recursos e ferramentas online tornando-as mais competitivas. O e-business é a principal demonstração do que estamos falando.

Inicialmente, é necessário entendermos a diferença entre e-business e e-commerce. Pode-se definir e-business como sendo o comércio eletrônico realizado na internet, que integra diversas atividades organizacionais, entre elas o intercambio de informações e de dados em tempo real, por meio de sistemas de informação, tendo como meio de comunicação a internet. Já o e-commerce é uma das áreas do e-business que tem como objetivo o comércio eletrônico entre empresas e consumidor.

Desenvolvimento

Alguns especialistas descrevem que existem dois tipos de empresas e-business: as Dot-com, empresas projetadas para a internet e as Wanna-Dot, empresas físicas que adaptam seus negócios para a internet.

No entanto, para que uma empresa migre seus negócios para a internet, é necessário que os responsáveis por esta mudança tenham em mente que ocorrerão diversas alterações e quebras de paradigmas. Podemos destacar cinco destas transformações:

  • Digitalização, onde todas as informações da empresas estarão digitalizadas.
  • Globalização, permite o encontro de empresas situadas em qualquer parte do mundo.
  • Informações em  tempo real, os empregados poderão acessar os dados da empresa em qualquer lugar a qualquer hora do dia.
    • Mobilidade, os empregados poderão acessar informações de empresa em qualquer lugar.
    • Trabalhos em grupos virtuais, os empregados ou parceiros poderão trabalhar em um projeto ao mesmo tempo em qualquer lugar.

    Além destas mudanças existem também barreiras a serem enfrentadas pela equipe responsável pela implementação do e-business, das quais podemos destacar:

    • Staff com inadequado nível técnico (WEB)
    • Clientes e parceiros não querem mudar o comportamento
    • Recursos insuficientes para a implementação do projeto
    • Tecnologia inadequada, indisponível ou não confiável na empresa – Parceria não estabelecida
    • Fornecedores despreparados para a iniciativa
    • Resistência dos funcionários
    • Líderes não tem a cultura de Internet
    • Rivalidades entre áreas
    • Capital a ser investido muito alto
    • Problemas políticos – perda de status
    • Problemas políticos – perda de status
    • Funcionários com medo de perder o emprego
    • Regras / regulamentações do governo não permitem a iniciativa
    • Entendimento dos líderes de que a mudança não é necessária
    • Experiência anterior ruim com inovação tecnológica na empresa
    • Não ser relevante para o negócio

    E-Business naturalmente têm maiores riscos de segurança que os sistemas tradicionais de negócios, por isso é importante adotar alguns métodos de segurança nos sistemas de e-business contra esses riscos que envolve esse tipo de negócio.

    As principais preocupações com a segurança em e-business são privacidade e confiabilidade das informações que são trocadas entre empresas e indivíduos garantindo que apenas o destinatário tenha acessos a essa informações, problemas com autenticidade de informações e integridade dos dados devido a facilidade de  cópias e modificações das informações e falta de segurança durante o envio. As informações devem  ser limitadas apenas aos indivíduos autorizados garantindo que nem um outro indivíduo tenha acesso ao sistema.

    Para resolver problemas de seguranças devem ser tomadas medidas de segurança físicas protegendo os prédios que abrigam as informações,permitindo apenas usuários autorizados, salas climatizadas e sem janelas. Armazenamento dos dados confidenciais não devem ser armazenados em maquinas conectadas a internet, é sim em uma conexão segura entre as empresas, melhor forma e criar uma intranet para quem faz parte do e-business terem um acesso mais seguro.

    A administração do sistema deve estar sempre atentos às atividades da empresa observando qualquer atividade suspeitas que possar vim se torna um grande problema futuro, alguns dos exemplos que podemos citar são arquivos de logo , pesquisas repetidas ,falhas de logon, trocar senhas frequentemente.

    Fundamentos estratégicos de e-business

    Aplicação de e-business nas Empresas- AJ

    A empresa deve coletar informações sobre o mercado em que deseja atuar, conhecendo os concorrente, o publico alvo, fornecedores e parceiros da solução e-business. Após isso a empresa deve reavaliar a visão e a missão da empresa, analisar o setor que a empresa ira abordar, definir se pretende globalizar os negócios.

    Após os resultados obtidos com analises sobre a área de mercado deve ser formuladas estratégia de e-business pensando no modelo de negocio mais adequado, soluções técnicas que serão utilizadas, qual o melhor custo beneficio e analise de riscos de investimentos. Na implementação da estratégia deve ser desenvolvido planos detalhados de como atingir os objetivos estratégicos, planejamento adequado em relações as mutações do mercado. Uma equipe Web deve ser montada para a implementação do projetos pilotos, planejamento dos recursos que serão necessários, seleção de parceiros e como coordenar o business to business e business to consumer.

    As estrategias de e-business devem ser avaliadas periodicamente para verificar se a organização está caminhando de acordo com as metas estratégicas definidas.Verificando se o se o projetos esta obtendo os resultados esperados, se estão adequados e viáveis ao ambiente atual, e identificar os fracassos o mais cedo possível determinando os motivos de insucesso.

    Vantagens do e-business:

    Aplicação de e-business nas Empresas- AJ Desenvolvimento

    • Presença no mundo:  é uma das maiores vantagens do e-business. Pois o usuário poderá em qualquer parte do mundo e realizar a transação independente da hora ou dia da semana, bastando para isto o acesso a internet.
      • Redução de gastos e tempo: com o e-business pode-se reduzir custos necessários para realizar uma procedimentos de negócios, ou seja, um simples envio de correspondência ao cliente que antes geraria uma mala direta com gastos de papéis, correios, etc, pode ser realizado através de um e-mail massa.
      • Estratégia competitiva: empresas online precisam ter uma forte estratégia competitiva afim de estarem a frente de suas concorrentes e visando maiores resultados. Tendo um estratégia a empresa poderá também buscar, uma estratégia de custo entre outras.
      • Aumenta o atendimento ao cliente: é possível disponibilizar um atendimento personalizado aos clientes com uma comunicação mais eficaz visando a flexibilidade, a velocidade no tempo de resposta com o suporte online e também uma maior rapidez na entrega do produto.

      Conclusão:  

      O e-business e uma forma que veio para auxiliar as empresas a alcançar novos mercados expandindo cade vez mais o seu nicho, outro fator importante que se pode enfatizar no e-business e o processo de relacionamento com clientes e fornecedores agilizando o processo de troca de informações entre os setores da empresa.

      Devido as grande exigências do mercado as empresas precisa se adaptar as novas formas de relacionamento é uma delas e estarem sempre conectadas à internet, o planejamento e importante em todo setor de qualquer empresa, na implementação se deve analisar quais serão os melhores softwares, ou sejam personalizados conforme sua maneira de trabalhar.


      AJ

      A AJ Desenvolvimento é uma empresa apaixonada por desenvolvimento, comunicação, design e tecnologia. Para nós, ser o melhor é o ponto de partida, e não o ponto de chegada. Temos consciência de que as metas estabelecidas ainda não podem ser atingidas, pois sabemos que é por meio do esforço para alcançá-las que chegaremos ainda mais longe do que o esperado.

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *